ICare4Depression: Blending face-to-face psychotherapy with internet and mobile digital solutions

Investigadores Investigador Principal: Prof. Doutor João Salgado, ISMAI
Data de Início
01/06/2016

Referência PTDC/MHC-PCL/1991/2014
Instituição Financiadora Compete 2020; Portugal 2020; União Europeia; Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Valor Financiamento 196,000€
Parceiros Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL / ISMAI: https://www.ismai.pt  (promotor)
CPUP - Centro de Psicologia da Universidade do Porto: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/uni_geral.unidade_view?pv_unidade=72
INESC-TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência: https://www.inesctec.pt/en
ARS Norte - Administração Regional de Saúde do Norte: http://www.arsnorte.min-saude.pt/
University of Limerick: https://www.ul.ie/
Vrije Universiteit Amsterdam: https://www.vu.nl/nl/index.aspx

Estado Terminado
“Vamos tratar a depressão em Portugal, combinando cuidados psicológicos diretos com o recurso às novas tecnologias.

Contextualização do Projeto

O projeto iCare4Depression ("Eu Trato da Depressão: Combinando psicoterapia face a face com soluções digitais móveis e de internet") foi aprovado no âmbito do concurso para Projetos de IC&DT promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com um financiamento global na ordem dos 200 mil euros (PTDC/MHC-PCL/1991/2014). O projeto teve início a 01/06/2016 e decorre ao longo de um período de 36 meses (mais um período de extensão de 9 meses). É coordenado pela equipa da UNIDEP-ISMAI, afiliada ao Centro de Psicologia da Universidade do Porto, integrando também investigadores do INESC-TEC, a ARS Norte e parceiros europeus (University of Limerick e Vrije Universiteit Amsterdam). 

 

Objetivos do Projeto

A elevada e crescente prevalência da depressão na população mundial tem vindo a fomentar o desenvolvimento de tratamentos inovadores que permitam mitigar os efeitos negativos desta doença nos domínios individual, social e económico. Os tratamentos baseados na internet têm emergido nas últimas décadas como uma alternativa às intervenções tradicionais, sendo encarados como tratamentos clinicamente eficazes e acessíveis. No entanto, são ainda necessários dados empíricos para comprovar os seus benefícios em termos clínicos, bem como o seu custo-efetividade nos cuidados de saúde em Portugal. O estudo iCare4Depression (Eu Trato da Depressão) procura colmatar esta lacuna ao desenvolver e testar, através de um estudo-piloto e de um ensaio clínico, um tratamento que integra simultaneamente a terapia cognitivo-comportamental face-a-face com ferramentas digitais, nomeadamente uma plataforma online e uma aplicação móvel. Desta forma, serão facultadas, a pessoas diagnosticadas com depressão, sessões presenciais de terapia cognitiva-comportamental e sessões online ao longo de quatro meses de tratamento. A expectativa é contribuir para o desenvolvimento de um tratamento eficaz com um menor custo associado, bem como gerar um conhecimento sólido que fundamente decisões.

 

Equipa Interna

João Salgado (coordenador)
Ana Cristina Gonçalves
Anita Santos
Artur Rocha
Carla Cunha
Eunice Barbosa
Isabel Basto
Liliana Meira
Maria Riper
Marlene Sousa
Michel Klein
Patrícia Pinheiro
Pepijn Ven
Sandra Marnoto
Sara Silva
Tiago Ferreira Bento
Wilhelmus Cuijpers

 Website do projeto

 

Estudos Publicados​
 
João Manuel Castro Faria Salgado 
Coordenador Projeto

Docente no Instituto Universitário da Maia (ISMAI), onde dirige o Doutoramento na especialidade de Psicologia Clínica e o Laboratório de Investigação em Psicoterapia, afiliado ao Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP). Representante da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) na task force de e-Health da European Federation of Psychologists’ Associations (EFPA). Coordenador do projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) iCare4Depression, que combina terapia face-a-face com módulos online no tratamento da depressão.